Certamente, não vai ao longo do tempo, precisar de efectuar um Restauro e/ou Transferência do seu site, mas se precisar, ter pelo menos um Backup será algo que lhe poderá vir a ser muito útil.

Regra geral, só quando algo corre mal, é que sentimos que o tempo de fazer um backup seria sempre tempo investido e nunca perdido. Mas mais vale tarde do que nunca, e por isso, sugerimos que faça hoje mesmo um backup do seu site em WordPress. Se não quer tomar a tarefa a seu cargo, por falta de tempo ou conhecimento, a nossa sugestão é que comece com uma aplicação simples e capaz, a Akeeba Backup.

Akeeba WordPress, pode ser obtida gratuitamente, versão Core, ou através de subscrição, versão Pro. De referir que a versão Profissional, tem um custo bastante aceitável e apresenta um conjunto de funcionalidades que justificam plenamente a subscrição do produto.

Pontos Chaves da Akeeba Backup

  • um clique
    depois de aplicadas as definições, um simles clique e começa a ser criado um backup completo do site. O ficheiro inclui a base de dados, directórios e ficheiros assim como o script de restauro.
  • vários formatos
    compressão ZIP padrão, altamente optimizados JPA, ou JPS com encriptação AES-128.
  • assistente de configuração
    defina o local para o backup, detecção da melhor configuração para o servidor.
  • automatização
    com 4 formas distintas de fazer backups, pelo menos uma certamente funcionará com o seu site.
  • controle
    pode escolher o que deve ser deixado de fora do backup, ficheiros ou directórios, ou mesmo tabelas da base de dados. Defina ainda vários perfis de backup.
  • cloud
    um backup no mesmo servidor pode não ser uma boa ideia? Não arrisque! a aplicação permite enviar automaticamente para a nuvem o backup realizado. Suporte para Amazon S3, DropBox, Google Drive, etc.

Efectuar o download da Akeeba Backup Core e saber mais da versão Pro.

De referir ainda que a aplicação Akeeba está disponível para outros CMS, como pode ver aqui.