Para todos os interessados em Acervos Digitais, e a utilização de plataformas de código aberto para a gestão e a publicação de coleções digitais, deixamos a seguir, a indicação do estudo:

“A Documentação Museológica no Núcleo de Estudos Açorianos” – Análise de sistemas informacionais computadorizados (um trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Museologia por Mônica Andrea Brogliatti Rocha).

Resumo
A pesquisa tem como objetivo geral analisar o desempenho de qualidade dos sistemas informacionais computadorizados para a organização, recuperação e disseminação da documentação do acervo museológico do Núcleo de Estudos Açorianos. E os objetivos específicos são: apresentar o acervo museológico que compõe o Núcleo de Estudos Açorianos; Identificar as características e subcaracterísticas dos sistemas informacionais computadorizados para a padronização da documentação do acervo museológico do NEA;Comparar os sistemas informacionais computadorizados por meio da ISO/IEC 9621 para sugerir o sistema informacional computadorizado que melhor se adequa as necessidades de organização, recuperação e disseminação da informação do NEA. Os procedimentos metodológicos foram baseados no modelo de qualidade da ISO-IEC 9621 desenvolvendo uma análise para avaliar as características e subcaracterísticas dos softwares para assim sugerir o software que se adequa ao acervo museológico do NEA. Como resultado a pesquisa obteve 28 pontos positivos para o Tainacan e 25 pontos positivos para o AtoM demonstrados em gráfico.

Gráfico dos Resultados da Avaliação dos Softwares AtoM e Tainacan

tainacan-atom

Documento original: TCC_Museologia_MônicaAndreaBrogliattiRocha_versãofinal27dezembro2019