Omeka é uma plataforma de código aberto para publicação na Web de colecções digitais. Desenvolvida com a colaboração das mais diversas áreas, instituições académicas, museus, arquivos e galerias, no seu desenvolvimento esteve presente a necessidade de criar uma solução simples e flexível mas com capacidade para armazenar e disponibilizar qualquer tipo de conteúdo (áudio, imagem, vídeo, etc.).

Em termos de solução, o CMS Omeka oferece uma resposta gratuita e aberta à necessidade de uma plataforma de publicação na web que honre a importância dos metadados baseados em padrões e que permita aos criadores (gestores) de conteúdo mostrar o seu conhecimento, apresentar as suas colecções e permitir que outros especialistas, como académicos, possam usar esses materiais na sua pesquisa. Além disso, a plataforma pode ser utilizada por diversas instituições num sistema de cooperação e construção colectiva, comunicando ou remetendo a outros acervos, virtualmente ou não, pois abarca múltiplas linguagens e possibilita níveis diferentes de utilizadores.

Esta plataforma é mais simples se comparada a outros sistemas disponíveis, dispensa conhecimento técnico para a sua manutenção e é amplamente utilizada em pequenos museus e bibliotecas.

Para os museus a plataforma pode ser utilizada para partilhar colecções, construir exposições on-line com objetos que não seja possível a sua exposição. As bibliotecas podem ainda utilizar Omeka como ferramenta de publicação para complementar o catálogo ou exposição do acervo de obras raras on-line. Os arquivistas podem partilhar colecções, exibir documentos, histórias orais ou criar arquivos digitais com conteúdo gerado pelo utilizador.